Original&ExclusivoDiferença entre as coisas e tutoriais

Porque Jerusalém é sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos

Porque Jerusalém é sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos.  Jerusalém, Yerushalayim em hebraico e Al Quds, como os muçulmanos o chamam, é uma das cidades mais antigas e fascinantes do mundo. Seu nome aparece citado pela primeira vez em escritos cuneiformes como Urusalima, aproximadamente em 2400 antes de Cristo. A cidade é sagrada para as três principais religiões monoteístas por diferentes razões. Vamos ver porquê?

 

 

 

1. No Monte do Templo tem a Rocha Fundacional, uma formação pedregosa sobre a qual a muralha de Sancta Sanctórum, o local mais protegido do Templo de Salomão, teria repousado. Os judeus acreditam que essa pedra gigante foi a primeira do universo, da qual Deus esculpiu tudo. Cada monumento construído em cima dele tornou-se um objeto de veneração e adoração.

 

 

Ao lado da rocha era o único lugar no mundo onde a fé judaica permitia ao sumo sacerdote (somente ele e um dia por ano) pronunciar em voz alta o nome próprio de Deus. Aqui de acordo com o Antigo Testamento, Moisés recebeu os 10 mandamentos.

 

 

Os primeiros muçulmanos, a partir de Muhammad, também admiravam esta rocha e, pouco depois de conquistar a  costa leste do Mediterrâneo, eles construíram a cúpula da rocha para protegê-la e venerá-la. Atualmente é uma das duas mesquitas da Esplanada.

 

 

 

 

2. A tradição monoteísta abraâmica associa Jerusalém ao lugar onde morava (após a expulsão do Paraíso) Adão; ele também teria morrido Jerusalém; Adão é o “primeiro homem” criado por Deus de acordo com a Bíblia e o Alcorão.

---------------

 

 

 

Muitos cristãos e judeus presumem conhecer o lugar onde os restos – ou mais especificamente o crânio – de Adão e apontam para o Golgotha, uma colina situada a 200 metros das portas da Esplanada. O topônimo significa “a montagem da execução” na língua aramaica, mas os judeus afirmam que ela vem do hebraico e significa “o lugar do crânio”. A civilização europeia conhece como o Monte Calvário.

 

 

3. O significado desse mesmo lugar, Gólgota ou Calvário, mudou na era comum. E virou o lugar exato onde Jesus foi crucificado, enterrado em uma caverna e, de acordo com a fé cristã, ressuscitou. Dois bairros do centro histórico de Jerusalém são cristãos e estão agrupados em torno desta colina devido ao seu extraordinário significado. Durante o tempo das Cruzadas, os cristãos europeus construíram sobre o suposto lugar da ressurreição a Igreja do Santo Sepulcro.

 

 

4. Quando as legiões do Império Romano destruíram o Segundo Templo de Jerusalém no século I, parte de sua parede externa ficou em pé e se tornou um objeto de adoração e homenagem ao passado mais glorioso e à independência do reino hebraico. O muro ocidental, ao pé do Monte do Templo, é agora o sítio turístico mais visitado de Jerusalém.

 

 

 

5. Uma experiência espiritual de Maomé cruzou para sempre os destinos do Islã com os da cidade sagrada. Os muçulmanos acreditam que o profeta chegou à parte antiga de Jerusalém desde Meca durante uma viagem noturna e orou na Esplanada pelas almas de todos os profetas. Mais tarde, a mesquita de Al Aqsa foi construída no local e toda a área recebeu o título de Haram al Sharif ou Noble Sanctuary.

 

 

 

6. Maomé morreu em Medina, mas de acordo com o testemunho de seus discípulos, sua alma subiu aos céus no local que cobre o Dome of the Rock. Juntamente com a oração pelos profetas, essa circunstância torna a cidade o terceiro lugar mais sagrado para a fé muçulmana.

 

 

 

7. Os cristãos ortodoxos, os coptas e a igreja apostólica armênia não se limitam a venerar os milagres do passado, mas esperam deste mesmo lugar, o Santo Sepulcro, o contato com os divinos todos os anos. Toda véspera da Páscoa ortodoxa, sábado santo, o templo se torna o cenário da descida da Luz Sagrada. Desde 1106, esse rito é considerado o único milagre anual bem documentado.

Deixe uma resposta

1 comentario
  • Por favor! Ha um enorme erro nessa pagina! Moises nao recebeu os 10 Mandamentos em Jerusalem!!!Moises nao entrou na Terra de Israel, pois foi castigado pelo seu erro de bater numa pedra para retirar agua ao inves de falar a ela, como Deus lhe ordenou.
    Os dez Mandamentos foram entregues a Moises por Deus no Monte Sinai – no Deserto, quando o Povo de Israel saiu do Egito em direcao a Terra Prometida.

    Sim nesse Monte onde esta localizada a Pedra que deu origem ao mundo – Abraham sacrificou (ou foi ordenado a faze-lo) seu filho Isaac, e foi ai que o Rei David programou a construcao do TEMPLO e seu filho Salomao o construiu.

Escrito Por Cilene Bonfim
Original&Exclusivo